Grupo de Estudo CT&I
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/12/2018
https://cti-bcu.forumeiros.com

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Fim do trabalho como conhecemos hoje

Sáb Dez 08, 2018 11:45 am
O desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente a das inteligências artificiais está levando a humanidade para uma possível demissão em massa, as vagas irão diminuir cada vez mais, o que fazer diante disso? Por um lado o fim do trabalho (escravidão por meio do capital), por outro lado a impossibilidade de comprar coisas básicas para a sobrevivência para muitas pessoas que vivem nas classes mais baixas. Seria necessário uma nova reestruturação do mercado?
avatar
goncaze
Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/12/2018

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Re: Fim do trabalho como conhecemos hoje

Sáb Dez 08, 2018 12:50 pm
Se o trabalho é visto como uma escravidão por meio do capital, então, isso já seria um problema e seu fim uma solução. Mas, como fica aquela história de que "o trabalho dignifica o homem"?

Além disso, qual será a fonte de renda para um mundo sem empregos? Uma proposta que está veiculando por aí é a "bolsa universal", ou seja, lembra do bolsa família? Pois é, seria algo desse tipo. Será que isso vai dar certo?
avatar
edsanmi
Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/12/2018
Idade : 38

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Re: Fim do trabalho como conhecemos hoje

Sáb Dez 08, 2018 4:27 pm
Admin escreveu:O desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente a das inteligências artificiais está levando a humanidade para uma possível demissão em massa, as vagas irão diminuir cada vez mais, o que fazer diante disso? Por um lado o fim do trabalho (escravidão por meio do capital), por outro lado a impossibilidade de comprar coisas básicas para a sobrevivência para muitas pessoas que vivem nas classes mais baixas. Seria necessário uma nova reestruturação do mercado?

A sociedade se adapta à evolução tecnológica, por exemplo, qual a visão que se tinha para os correios com o avanço da internet? Com a evolução das aplicações de mensagens, acreditavam que ocorreria uma demissão em massa nos correios. Apesar de o envio de cartas terem diminuído, os correios ainda mantêm os seus funcionários graças ao outro avanço tecnológico, o e-commerce. Conforme automatizamos as tarefas manuais, substituindo pessoas por máquinas, vamos precisando de menos pessoas (em geral) e de mais pessoas especializadas. Porém, o mercado é muito instável, ao mesmo tempo que gera desemprego em uma área, surgem novas oportunidades em outras. Mas uma coisa é certa, o mercado exigirá cada vez mais qualificação das pessoas, onde voltamos ao princípio básico de tudo ... INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TODOS!
avatar
goncaze
Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/12/2018

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Re: Fim do trabalho como conhecemos hoje

Dom Dez 09, 2018 9:26 pm
Quando eu era adolescente jamais havia imaginado as pessoas incapazes de ingressar no mercado de trabalho. Isso agora já é completamente não somente imaginável como também provável. Trata-se apenas de uma questão de tempo e já está ocorrendo gradualmente.

Essa incapacidade de ingressar no mercado de trabalho não será por falta de vagas de emprego e sim devido a mão de obra humana vir a se tornar cada vez mais obsoleta frente às evoluções da robótica e sistemas com inteligência artificial.

Na medida em que a IA estiver ocupando vagas de emprego, muitos dizem que basta aos humanos irem se atualizando, reciclando para ocupar novos empregos criados devido às mudanças/inovações criadas pela evolução da IA. Mas, até quando e o quanto de novos empregos para humanos serão criados?

O cenário mais provável é a de que o desemprego se multiplicará mundialmente. Neste momento constatarão mais uma crise do "capitalismo", pois se o mercado é regulado pela "oferta/demanda" quem será a clientela com dinheiro no bolso para consumir os produtos e serviços ofertados pela mão de obra computacional (robótica/IA)? Ninguém para comprar, financiar, pagar, etc., o capitalismo não quebra?

Qual seria a solução para manter esse "velho" conhecido capitalismo? Será que o governo passaria a fornecer alguma espécie de mesada, bolsa ou salário ao povo? Será que essa "mesada" seria o suficiente para uma vida digna? Que tipo de futuro está reservado aos nossos filhos e netos?

Depois de tudo isto surgirá a ideia de promover uma simbiose entre humano e máquina/IA. Será o que dirão como "a próximo evolução humana", a hibridização homem/máquina. A solução para uma vida mais longa e juvenal além, é claro, de podermos ocupar vagas de emprego no mundo dominado pela robótica e IA.

Alguém ainda duvida? Rsrs
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/12/2018
https://cti-bcu.forumeiros.com

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Super Humanos

Ter Dez 11, 2018 3:59 pm
O objetivo da tecnologia é sempre facilitar a nossa vida, desde a criação do fogo para esquentar os nossos antepassados até a criação de reconhecimento facial, carros autônomos e etc. A tecnologia tem sempre que cumprir um papel social, com a robotização e inovações acho que teremos realmente super humanos, na verdade já temos, quem diz que já não somos super humanos está completamente desinformado, nós somos a geração com mais informação na palma da mão, podemos nos comunicar rapidamente com qualquer pessoa e em qualquer lugar, a palavra que nos define é a rapidez e a resolução de problemas de maneira mais prática.
Mesmo com a tecnologia sendo desenvolvida de forma assustadora, não precisamos nos preocupar, poderemos fazer nossas coisas de maneira mais eficiente e não deixaremos de fazer nossas coisas. Justamente pro sistema não quebrar é necessário continuar tendo humanos trabalhando mesmo que não seja na produção industrial e alimentícia, mas pelo menos nas outras, acho que os humanos terão menos trabalho (por conta da tecnologia) e terão uma vida melhor.
Outra coisa que devemos observar é a lei da oferta e da procura, com terá maior oferta de produtos haverá uma deflação e se fossem humanos produzindo isso seria inviável, tanto pela limitação de produção quanto pela não venda (quando não se ganha o suficiente, geralmente as pessoas deixam de vender).
Mas uma pergunta que não se cala, será que seremos substituídos por robôs? E se os robôs comprarem de robôs coisas que eles produzirem para eles venderem? O que vamos fazer se não tivermos locais pra plantar ou pra fazer alguma vila?
Conteúdo patrocinado

Fim do trabalho como conhecemos hoje Empty Re: Fim do trabalho como conhecemos hoje

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos